Pages

quarta-feira, 2 de março de 2011

As cores na arquitetura:


Com a variedade de materiais e cores existentes no mercado nos dias de hoje, esse sempre é um problema que quem constrói sua nova casa ou reforma se depara: Que cor usar? Como misturá-las? Com o quê combinará? Uso uma cor só? Misturo? Posso fazer cômodos com cores diferentes?
Isso tudo gera uma certa insegurança e mostra a importância da cor na nossa vida. Então vejamos:

RESIDÊNCIAS:
As cores tem muito a dizer de quem reside ali, da personalidade, do estilo de vida. Hoje em dia podemos ousar abusando da incrível variedade de cores que existe no mercado, mas claro... sempre mantendo a harmonia e o bom gosto.


ESCRITÓRIOS:
Pode-se também usar cor nestes ambientes, variando de acordo com a função nele exercida. Por exemplo, normalmente escritórios de advocacia tendem a ter uma cor mais sóbria, mais discreta que transmita confiança e seriedade. 
Um escritório de marketing já tende para a ousadia, as combinações inusitadas que transmitam aos que ali entram criatividade, movimento, sensação de que novas idéias surgem nesse ambiente. 

CONSULTÓRIOS:
As cores nos consultórios são super importantes e devem ser muito bem pensadas. O que o profissional deseja transmitir ao seu paciente? Qual a sua especialidade? 
A idéia é que sejam escolhidas cores que transmitam tranquilidade, ordem, limpeza, com o objetivo de que o paciente se sinta à vontade e confiante.


Algumas das diferentes impressões que as cores nos transmitem:
 foto 1: sensualidade, foto 2: frescor, foto 3: jovialidade, foto 4: elegância

RESTAURANTES:
Foi-se o tempo em que basicamente usava-se cores que "abriam o apetite", como o vermelho e o amarelo. Hoje vale tudo... vai depender do estilo, da proposta, do tema, do tipo de cozinha, do público que se queira atingir, portanto o cuidado maior será a harmonia de cores e materiais que em combinação com outros itens não menos importantes formem a "identidade visual" do restaurante. 

EDIFÍCIOS:
Há uma tendência para os brancos e beges. Há cidades brancas como por exemplo Paris... mas caso você queira que haja destaque em relação ao em torno, basta colocar uma cor fora do padrão que o prédio certamente virará referência.


Vista aérea de Paris
Cor é energia, é luz, tem o poder de renovar, embelezar, transmitir sensações e provocar lembranças. Cor tem poder de aproximar e distanciar, de ampliar ou reduzir espaços, de atrair ou afastar. A cor num  ambiente pode alterar até as atitudes das pessoas.
Como já citei, a escolha das cores também reflete um estilo de vida, um estado de espírito. Pode também alterar a comunicação entre as pessoas, portanto, as cores transmitem mensagens e podem alterar o estado de espírito, modificando comportamentos.
Segundo o CCI (Canadian Colour Institute), os seres humanos julgam um ambiente de forma subconsciente nos primeiros 90 segundos. Nesse tempo, entre 62% e 90% do julgamento é baseado únicamente na cor. Portanto, saber usar da maneira correta contribuirá de forma positiva para o sucesso do seu empreendimento.


Cor é um assunto tão vasto que com certeza gerará vários outros posts.

2 comentários:

Images and Lines disse...

Isso, Le... Cor é realmente um assunto super interessante tanto na decoraçao, como na moda ou na fotografia. Estarei esperando para aprender com voce. Beijos e sucesso.
Eda

Lenita OP disse...

Obrigada Eda.

Postar um comentário