Pages

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tetos:


Reformar ou projetar um cômodo e esquecer do teto é um grande erro, mas poucos se dão conta da importância do teto. A sensação de um ambiente com aquele teto liso com um lustre no centro é a mesma de um namoro sem beijo, de goiabada sem queijo... muito sem graça!
É importante ter consciência que o teto, assim como as paredes, também faz parte da decoração e valoriza e muito o ambiente.



Com formas adequadas e iluminação planejada o teto pode ser de gesso, rebaixado com iluminação embutida ou não, com sancas, molduras, frisos, rodatetos, com cortineiro embutido. Pode ser de madeira aparente, pode até ter vigas falsas, de produtos naturais ou sintéticos. Hoje em dia há um número enorme de fabricantes de materiais específicos para tetos e uma infinidade de materiais que se adaptam a cada estilo e necessidade.


Arquitetos costumam apresentar junto com o projeto a "planta de teto" que é importantíssima e deve estar totalmente coordenada com a planta-baixa* e com a planta humanizada**, para dar equilíbrio, beleza e principalmente a iluminação adequada valorizando pontos que merecem uma atenção especial. O teto é importante tanto na área comercial: halls de hotéis, cinemas, lojas, shoppings; como na área residencial: salas, quartos, corredores, cozinhas e banheiros.
Há locais em que os tetos são tão bonitos que nosso olhar vai em primeiro para eles. 


planta-baixa* - é um desenho visto de cima que representa todos os elementos de uma construção como paredes, portas, janelas, distribuição dos cômodos, interligação entre eles, etc. Para essa representação é feito um corte horizontal imaginário à altura de 1,5m a partir da base.

planta humanizada**- é essa mesma planta-baixa com a representação da distribuição do mobiliário. As plantas humanizadas ajudam a entender as idéias apresentadas e sugeridas para os ambientes, assim como suas proporções em relação aos espaços utilizados e sua circulação.
  

Há tetos famosos que são sempre citados, como o da Capela Sistina, o do Hall of Mirrors (Versailles) entre outros.

Veja abaixo alguns belíssimos tetos:

Museu Britânico, Londres


Estação do Metrô, Washington

Galeria Allen Lambert, Toronto

Mesquita Sagrada de Erzurum, Anatólia
National Assembly for Wales - The Senedd, Cardiff
 (créditos: 
slideshow bob)
Cúpula Dourada Real Alcazar, Sevilha

Há também tetos incríveis em locais menos conhecidos e que dão personalidade ao local e são o foco de atenção, veja alguns abaixo: 


Tom's Bar, Praga

Ibn Battuta Mall, Dubai
Banq Restaurant, Boston
Ibn Battuta Mall, Dubai


Portanto, depois de saber da importância de um teto, nunca mais deixe-o de lado... :-)
Qualquer dúvida entre em contato!

0 comentários:

Postar um comentário