Pages

quinta-feira, 24 de março de 2011

Uso da fotografia na decoração:

Esquecida nos álbuns de recordações durante muitos anos, a fotografia cobrou seu lugar, se transformou em arte e foi para as paredes decorando os ambientes no mais alto estilo. 
No mercado internacional ela já conquistou esse status e no Brasil o caminho está sendo o mesmo e com certeza é uma tendência que veio para ficar.
Seja no quarto, na sala, escritório, hall, corredor ou até mesmo na cozinha, ela vem com força total. 


Usada em vários tamanhos formando uma composição ou em tamanhos grandes substituindo pinturas e desenhos ou até mesmo ocupando paredes inteiras.
Emoldurada das mais diversas formas possíveis ou como poster. 


Os motivos são variados, pode ser aquela paisagem maravilhosa de uma viagem que você fez, fotos das crianças, fotografias antigas, fotos de momentos marcantes, uma série com um mesmo tema... pode ser também comprada de fotógrafos e artistas com motivos que interessem você e sua família, pode ser de locais que você sonha visitar ou uma bela composição artística, fotos macro de flores, folhas, pétalas, detalhes enfim... mas sempre transmitindo uma emoção.
Fotografia é isso, sempre transmite uma emoção.
São mais fáceis de combinar as em sépia ou preto e branco. As coloridas também não estão esquecidas mas merecem algumas considerações a mais.
Prefira na maioria das vezes os papéis texturados de qualidade, são mais elegantes e refletem menos luz, use vidro anti-reflexo. O uso ou não do paspartur vai depender da proposta, da moldura, do gosto.
A moldura como nas pinturas, desenhos e gravuras poderá ser dos mais variados formatos e estilos. As possibilidades são ilimitadas. Portanto, divirta-se!
Mas lembre-se, tudo é possível com estilo, bom senso e equilíbrio. E como uma pintura, uma foto também deve ter qualidade e tema adequado.
Qualquer dúvida é só entrar em contato.


Fotografias decorando um café
Hall decorado com fotos de viagens em sépia

Montagem de fotos em P&B com moldura e paspartur



Painéis cerâmicos com fotografias impressas

Exemplos de composições e efeitos que as fotografias causam ao ambiente

quarta-feira, 16 de março de 2011

 Você sabe o que é DESIGN?


Luminária Artichoke
Com certeza você ouve e fala constantemente essa palavra, ela entrou de vez no nosso vocabulário. 
A palavra design é originária do latim "designare" e existe na língua inglesa, sendo considerada um estrangeirismo por ter sido apropriada desse idioma. Apesar de várias tentativas de substituí-la por outra na língua portuguesa, manteve-se forte e ocupou seu
espaço.

Em português denomina-se "DESIGN" qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um objeto, espaço ou imagem e não referindo-se somente à estética, mas também a funcionalidade. 

Mas, depois dessa rápida pincelada, vamos ao que interessa. 
Você realmente sabe o que é DESIGN? Você consegue identificá-lo no seu dia-à-dia? Sabe os benefícios que ele traz a nossa vida? 
Dê uma olhada a sua volta e perceba onde ele está presente...

Bules em forma de torradeira
Essa apaixonante descoberta pode ser feita em casa, no trabalho, na rua, no restaurante, numa loja, dentro do carro, observando a xícara que você toma café, o tênis que você usa, a embalagem do batom, do shampoo, a cadeira que você se senta, os eletrodomésticos que você usa.

O design está presente em tudo, desde a caneta com a qual você assina um cheque até esse laptop através do qual acessa esse blog. Tudo foi pensado, estudado e projetado para que possa proporcionar conforto e beleza adequados para cada finalidade.

Banheira


Da mesma forma que há objetos, ambientes e espaços que simplesmente cumprem a sua função, quase estão ali por estar e ponto, não acrescentando nada... há outros que além de cumprirem seu objetivo com excelência, trazem conforto, adequação, beleza, motivação, originalidade, criatividade e ainda agregam valor.

Há espaços e objetos projetados há décadas que ainda hoje nos surpreendem. 



Então, depois disso... você consegue distinguir o que é DESIGN?

Farnsworth House: projeto de Mies Van der Rohe de 1951
Ville Savoye - França: projeto de Le Corbusier, 1928/1929

Abaixo uma pequena amostra de alguns clássicos do design:


Poltrona Egg, criada por Arne Jacobsen em 1950. Design arrojado
até nos dias de hoje.
Cadeira Barcelona projetada pelo arquiteto Mies Van der Rohe em 1929.
Um clássico. Moderna e elegante mais de 80 anos depois.

sábado, 12 de março de 2011

Nossa solidariedade

segunda-feira, 7 de março de 2011

Uma escola de vidro no Japão:


Composto por 305 colunas de aço e rodeado por muito vidro, o Instituto de Tecnologia de Kanagawa (KAIT) funciona como um workshop para estudantes de engenharia, arquitetura e design.
A "caixa de vidro" como é chamada é o ponto central deste instituto. O interior se funde e se confunde com o exterior dando a agradável sensação de amplitude e de leveza.
Usando o minimalismo contemporâneo, o interior predominantemente branco e espaços internos totalmenteabertos, o arquiteto Ishigami e sua equipe projetaram o edifício.
A idéia do arquiteto foi criar um ambiente aberto, dando a sensação de liberdade, fugindo da sala de aula tradicional, fazendo deste um ambiente muito agradável para a aprendizagem.
A cobertura da construção é formada por clarabóias de vidro o que proporciona uma luminosidade luz natural imbatível, a ponto de dar a sensação que as pessoas trabalham ao ar livre. À noite quando as luzes são acesas, edifício de vidro brilha como um diamante.


Fachada do Instituto de Tecnologia Kanagawa
Inteiror do Instituto

Vista à noite, transparência e leveza

Fontes de consulta:
http://worthgem.blogspot.com/2010/06/modern-architecture-japanese-school.html
http://www.architecture-view.com/2010/07/19/magnificent-glass-studio-lens-and-a-flexible-workplace/glass-studio-for-students-of-kanagawa-institute-of-technology/

quarta-feira, 2 de março de 2011

As cores na arquitetura:


Com a variedade de materiais e cores existentes no mercado nos dias de hoje, esse sempre é um problema que quem constrói sua nova casa ou reforma se depara: Que cor usar? Como misturá-las? Com o quê combinará? Uso uma cor só? Misturo? Posso fazer cômodos com cores diferentes?
Isso tudo gera uma certa insegurança e mostra a importância da cor na nossa vida. Então vejamos:

RESIDÊNCIAS:
As cores tem muito a dizer de quem reside ali, da personalidade, do estilo de vida. Hoje em dia podemos ousar abusando da incrível variedade de cores que existe no mercado, mas claro... sempre mantendo a harmonia e o bom gosto.


ESCRITÓRIOS:
Pode-se também usar cor nestes ambientes, variando de acordo com a função nele exercida. Por exemplo, normalmente escritórios de advocacia tendem a ter uma cor mais sóbria, mais discreta que transmita confiança e seriedade. 
Um escritório de marketing já tende para a ousadia, as combinações inusitadas que transmitam aos que ali entram criatividade, movimento, sensação de que novas idéias surgem nesse ambiente. 

CONSULTÓRIOS:
As cores nos consultórios são super importantes e devem ser muito bem pensadas. O que o profissional deseja transmitir ao seu paciente? Qual a sua especialidade? 
A idéia é que sejam escolhidas cores que transmitam tranquilidade, ordem, limpeza, com o objetivo de que o paciente se sinta à vontade e confiante.


Algumas das diferentes impressões que as cores nos transmitem:
 foto 1: sensualidade, foto 2: frescor, foto 3: jovialidade, foto 4: elegância

RESTAURANTES:
Foi-se o tempo em que basicamente usava-se cores que "abriam o apetite", como o vermelho e o amarelo. Hoje vale tudo... vai depender do estilo, da proposta, do tema, do tipo de cozinha, do público que se queira atingir, portanto o cuidado maior será a harmonia de cores e materiais que em combinação com outros itens não menos importantes formem a "identidade visual" do restaurante. 

EDIFÍCIOS:
Há uma tendência para os brancos e beges. Há cidades brancas como por exemplo Paris... mas caso você queira que haja destaque em relação ao em torno, basta colocar uma cor fora do padrão que o prédio certamente virará referência.


Vista aérea de Paris
Cor é energia, é luz, tem o poder de renovar, embelezar, transmitir sensações e provocar lembranças. Cor tem poder de aproximar e distanciar, de ampliar ou reduzir espaços, de atrair ou afastar. A cor num  ambiente pode alterar até as atitudes das pessoas.
Como já citei, a escolha das cores também reflete um estilo de vida, um estado de espírito. Pode também alterar a comunicação entre as pessoas, portanto, as cores transmitem mensagens e podem alterar o estado de espírito, modificando comportamentos.
Segundo o CCI (Canadian Colour Institute), os seres humanos julgam um ambiente de forma subconsciente nos primeiros 90 segundos. Nesse tempo, entre 62% e 90% do julgamento é baseado únicamente na cor. Portanto, saber usar da maneira correta contribuirá de forma positiva para o sucesso do seu empreendimento.


Cor é um assunto tão vasto que com certeza gerará vários outros posts.